Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, o Grupo Nascer Sorrindo, com apoio do Grupo Crescer Sorrindo de Santa Maria, realizará a Hora do Mamaço nesta sexta-feira. A atividade, que é aberta ao público, ocorrerá a partir das 14h, na Praça Saldanha Marinho. O evento é alusivo à Semana Mundial da Amamentação (SMA), que neste ano ocorreu nacionalmente de 1º a 7 de agosto.
_ A visibilidade para a amamentação é de suma importância, pois é um assunto pouco evidenciado e o desmame precoce se dá por falta de apoio e auxílio. Nossa ideia é reunir mulheres e suas famílias para conversar e discutir os benefícios do aleitamento materno e os possíveis problemas que podem ser ocasionados pelo desmame _ comenta a enfermeira Kelen Pompeu, uma das organizadoras do Mamaço em Santa Maria.
Além da conscientização, este ano o grupo resolveu intensificar os esforços para reivindicar a abertura de um Banco de Leite em Santa Maria. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo. Atualmente, conta com 215 bancos de leite e 98 postos de coleta distribuídos em todos os estados.
No Rio Grande do Sul, há oito bancos de leite ligados à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH). Cinco deles estão localizados em Porto Alegre, um em Bagé, um em Ijuí e outro em Rio Grande.
_ É fundamental a importância deste banco, pois somos referência em saúde para toda a região e os bebês prematuros ainda recebem leite artificial, o que aumenta o tempo de internação e priva as crianças de todos os benefícios do leite materno _ relata Kelen.
Para a nutricionista Camila Lehnhart Vargas, que trabalha com nutrição materno infantil e consultoria em amamentação, os benefícios do aleitamento materno são diversos, tanto para mães, quanto para os bebês.
_ Para as mulheres, a amamentação ajuda na prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, além de ser mais prático e prazeroso, pois dá satisfação à mãe na hora de nutrir o bebê, fortalecendo o vínculo materno. Os benefícios imunológicos que a amamentação traz à criança são enormes. O aleitamento também ajuda na prevenção de alergias, melhora o desenvolvimento cognitivo, favorece no crescimento e na prevenção de doenças crônicas, como a obesidade e a diabetes _ explica a nutricionista.
O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. No Brasil, a Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992. Em 2004, o Ministério da Saúde passou a fazer campanhas anuais em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Confira algumas recomendações e informações do Ministério da Saúde sobre a amamentação:
- A amamentação não deve causar dor. Se a mulher sente dor, deve procurar imediatamente uma unidade básica de saúde ou Banco de Leite Humano;
- Não existe leite fraco. O leite da mãe tem os nutrientes necessários para o bebê. Por isso, amamente até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida;
- Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a re"